Pular para o conteúdo

XXIII Encontro SOCINE

Exibição de filmes

Além das apresentações, mesas e palestras, o XXIII Encontro Socine também vai contar com várias exibições de filmes na Cinemateca Capitólio, que começam dia 7 (segunda) e se estendem até 13 (domingo), com sessões especiais ou dentro da programação normal da Cinemateca, todas elas com apresentações e debates, abertas ao público. Graças ao esforço feito em conjunto com Leonardo Bomfim, curador e programador da Capitólio, nenhuma sessão acontecerá ao mesmo tempo das apresentações do evento.

A Cinemateca Capitólio é um espaço cultural ligado à Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e cogerido pela Fundacine, que tem como função principal a preservação, o armazenamento e a difusão da memória do cinema e do audiovisual do Rio Grande do Sul. Inaugurado em 27 de março de 2015, é composta por uma sala de cinema com 164 lugares, sala de exposições, um espaço para cafeteria, salas de pesquisa, sala multimídia e um Centro de Documentação composto por uma Biblioteca especializada em cinema, Acervos de Filmes e Vídeo e Acervo arquivístico. A Cinemateca Capitólio também desenvolve o Programa de Alfabetização Audiovisual.

Além das sessões na Capitólio, haverá também duas sessões especiais na sede da Unisinos Porto Alegre.

Cinemateca Capitólio Unisinos Porto Alegre

Socine na Cinemateca Capitólio

Deslembro

Cinemateca Capitólio
7/10, segunda-feira, às 19h. Seguida de debate com Flavia Castro. Leia mais.

Sessão ABPA

Cinemateca Capitólio
9/10, quarta, às 20h30. Seguida de debate com membros da ABPA. Leia mais.

O Último Anjo da História

The Last Angel of History, 1996. Dirigido por John Akomfrah.

Cinemateca Capitólio
11/10, sexta-feira, às 20h. Após a sessão, debate com Kênia Freitas. Leia mais.

A Máscara

Le Masque, 1989. Dirigido por Johan van der Keuken.

Cinemateca Capitólio
12/10, sábado, às 17h. Sessão seguida de debate com Claire Allouche. Leia mais.

Mostra CORCINA Apresenta

Cinemateca Capitólio
12 e 13/10, sábado e domingo, em diversos horários. As sessões contarão com apresentações e debate com Lucas Parente e André Parente. Leia mais.

Exibições na Unisinos Porto Alegre

ESPECIAL ACADEMIA DAS MUSAS

Em algum lugar da Unisinos POA
em algum momento durante o XXIII Encontro Socine.

O Cineclube Academia das Musas, de Porto Alegre exibe e discute, desde 2016, filmes dirigidos por mulheres. O grupo já realizou mais de 80 sessões e atualmente possui encontros mensais na Cinemateca Capitólio. Com o objetivo de resgatar obras dirigidas por mulheres, já foram discutidos filmes de todos os continentes e épocas. O Cineclube também publica uma revista digital, que já teve três edições (https://cineclubeacademiadasmusas.wordpress.com/revistas/)

Para o XXIII Encontro Socine, o Academia das Musas preparou uma sessão especial surpresa, com de uma compilação de pioneiras do cinema.

RECONSTITUIÇÃO DE ACABARAM-SE OS OTÁRIOS

Teatro Unisinos
10/10, às 18h30.

A partir de um trabalho desenvolvido na UFF, os professores Rafael de Luna e Reinaldo Cardenuto apresentam uma reconstituição de Acabaram-se os otários (dir. Luiz de Barros, 1929), primeiro longa-metragem sonoro brasileiro que é considerado um filme perdido. Esta reconstituição é composta por imagens fixas, intertítulos, fragmentos de imagens em movimento e gravações sonoras originais, que permitem um vislumbre do que o filme um dia foi.