Pular para o conteúdo

XXIII Encontro SOCINE

Turismo

Um passeio no Centro Histórico

Selecionamos aqui algumas atrações de Porto Alegre no formato de um passeio, para aqueles que querem aproveitar um pouco mais a cidade.

No Centro Histórico, a primeira grande pedida é o Mercado Público, com mais de 100 estabelecimentos. Se você quiser se dar um presente, vale um almoço no Gambrinus ou no Naval - mas o sorvete na Banca 40 também é uma das principais pedidas.

Dali dá pra ir andando até a Praça da Alfândega, onde fica o MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), o Memorial do RS e o Farol Santander. Dá para subir a rua da Ladeira, passando pelo Cine Bancários e alcançando a Praça da Matriz, onde fia a Catedral Metropolitana e o Teatro São Pedro. Pela rua Duque de Caxias, a uma quadra, se encontra o viaduto Otávio Rocha, também conhecido como Viaduto da Borges, com uma baita vista e alguns bares muito legais a partir do final de tarde.

Mas se a opção for passear pela famosa Rua da Praia (ou Andradas), onde Mario Quintana costumava bater perna e escrever, dá para visitar a Casa de Cultura que recebe o nome do poeta, com suas três salas de cinema, exposições, café etc.

Ainda seguindo reto pela Rua da Praia, chegamos na Usina do Gasômetro - infelizmente desativada, aguardando reforma há muito tempo prometida. Mas ao lado dela começa a Nova Orla do Guaíba - reinaugurada em 2018, já se tornou um ponto turístico forte na capital. Visite se não estiver chovendo - ou vá por sua conta e risco!

A nova orla vai da Usina até a Fundação Iberê Camargo, que, mesmo funcionando em horários reduzidos, vale muito a pena visitar.

Parques

O pessoal chegado num parque deve querer passear na Redenção (ou Parque Farroupilha), um dos maiores cartões-postais da cidade, ótimo para caminhar (embora a gente não recomende ir à noite). Domingo é dia de brique, aquele programão de cidade que não tem praia, bom para matar o tempo e sorver um chimarrão!

O outro parque mais famoso da cidade é o Parcão, cujas fama em manifestações políticas não é das melhores, mas que é bem bonito e democrático num dia normal.

Mais bares e restaurantes

A lista de Bares e Restaurantes que tem parceria com a XXIII Socine está aqui.

Além desses, há outras opções bem recomendáveis em Porto Alegre:

Ossip

Na Cidade Baixa. É onde a geração que começou a fazer cinema nos anos 1990 se reunia. Ainda hoje, é uma ótima opção para tomar uma cerveja e comer uma pizza.

Ocidente

A mítica casa underground do Bom Fim, com suas noites agitadas e sua história de muito rock’n’roll. Na mesma esquina, tem outras opções vizinhas legais, como o restaurante Odessa e o café e bar Josephyna’s.

Churrascaria Giovanaz

“A coisa mais próxima do Paraíso na Terra”, segundo o cineasta mineiro André Novais. Para quem quer o churrasco de melhor custo/benefício da cidade!

Atelier das massas

uma das mais tradicionais casas de massa da cidade, num ambiente concebido pelo artista Gelson Radaelli, um dos proprietários.